Visualizações de páginas no último mês

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Três obras de interesse disponibilizadas na Biblioteca do Manuel



A "European Agency for Development in Special Needs Education" fez publicar em 46 páginas com CD acoplado o trabalho "Planos Individuais de Transição. Este é um trabalho a consultar por todos os professores interessados na inserção dos jovens com dificuldades educativas no mundo do trabalho.
Na contracapa pode ler-se:
"Planos Individuais de Transição - Apoiar a Transição da Escola para o Emprego é a continuação do estudo anterior sobre Transição da Escola para o Emprego dos Jovens com necessidades Educativas Especiais, publicado pela Agência em 2002".[...]
"Este relatório focaliza os princípios orientadores do desenvolvimento de PIT (plano individual de transição), os elementos a incluir num PIT e os passos necessários para garantir a sua efectiva implementação e avaliação no contexto do processo de transição da escola para o emprego."
"O relatório destina-se, especialmente, a profissionais que trabalhem nesta área. O CD interactivo é uma ferramenta concebida para jovens com necessidades educativas especiais que estejam a planear conseguir um emprego, mas também interessa a profissionais 'principiantes' que trabalhem com estes jovens'.




Este é um daqueles temas que tem andado na moda. Por tudo e por nada -e nem sempre adequadamente- se tem utilizado a expressão 'assertividade'. O que é, afinal, a assertividade?
O trabalho que aqui apresentamos, "A Assertividade - expressão de uma auto-estima saudável" foi elaborado pela profª Olga Castanyer e, na sua edição portuguesa, foi o prof. Adriano Vaz Serra quem se encarregou de lhe dar um prólogo. Para explicar a importância di livro Adriano Serra serviu-e destas palavras de Olga Castanyer:

"Para que uma interacção seja satisfatória para nós é necessário que nos sintamos valorizados e respeitados, e isto, por sua vez, não depende tanto da outra pessoa, como de possuirmos aptidões para responder correctamente aos desafios e uma série de crenças ou esquemas mentais que façam com que nos sintamos bem connosco próprios."




Para os professores de História e de HGP já está disponível este trabalho do Prof. José Hermano Saraiva. A 'História Essencial de Portugal' é um conjunto de 6 DVD(s) que balizam a História Pátria desta maneira:
Vol.1 - Das Origens à Revolução de 1245/1248
Vol.2 - De D. Dinis à Conquista de Ceuta (1248-1415)
Vol.3 - daExpansão à Restauração (1415-1640)
Vol.4 - Iluminismo - Pombalismo - Revolução Liberal e Regeneração (1640-1851)
Vol.5 - Da Regeneração à República (1851-1910)
Vol.6 - Do 5 de Outubro à Actualidade (1910-2002)