Visualizações de páginas no último mês

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Avaliação da Actividade "NO DIA 23 DE OUTUBRO, 'DIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES', VAMOS DESCOBRIR A BIBLIOTECA DA NOSSA ESCOLA" - I

Os professores e funcionários foram inexcedíveis no acompanhamento desta actividade. Na fotografia a professora Vitória, o professor Parrinha e a D. Filomena acompanham atentamente o 8ºA (a falta de qualidade da foto confirma a inabilidade do 'artista' e desmente qualquer suspeita de encenação).

A partir da avaliação feita pelos alunos a esta actividade levada a efeito entre os dias 23 de Outubro e 11 de Novembro que contou com a colaboração de todos os professores da Área de Projecto, foi possível, a partir da resposta ao repto "Dá a tua opinião sobre a actividade que realizaste', criar 6 classes de respostas: 'Divertida', 'Útil', 'Interessante', 'Aborrecida', 'Difícil' e 'Inútil'. Quer isto significar que os alunos que caracterizaram a actividade como, por exemplo, 'gira' ou como 'porreira', viram a sua resposta ser classificada como 'divertida'...

A avaliação dos alunos foi elaborada no seio dos grupos de trabalho em que se enquadraram para realizar as actividades que lhes eram propostas.
Por outro lado, a questão colocada aos alunos estava formulada, como se viu, de forma a permitir uma resposta aberta. Assim, se houve alunos que acharam esta actividade divertida e útil, outros poderão tê-la achado aborrecida e útil... só para dar um exemplo.
Decorre ainda deste facto a iniquidade de analisar os dados em termos absolutos, uma vez que se houve grupos que utilizaram apenas um adjectivo ou uma expressão para avaliar a actividade, outros avaliaram-na de vários e de diferentes ângulos. Uma análise destas respostas em termos absolutos sairia, portanto, algo desequilibrada.
A avaliação que propomos basear-se-á no tipo de respostas mais utilizado e na sua expressão face ao total de respostas obtidas.




Respostas dos Alunos do Segundo Ciclo

Nenhum dos alunos do 2º Ciclo expressou qualquer aborrecimento quanto ao desenrolar da actividade. As 'respostas negativas' (uma) ficaram-se pela sensação de inutilidade desta actividade e pela dificuldade sentida na sua resolução por alguns alunos.

Foram os alunos dos 5º e 6º anos, como se confirmará no gráfico abaixo, aqueles que mais gostaram da actividade.


Respostas dos Alunos do Terceiro Ciclo


Nenhum dos alunos do 3º Ciclo considerou a actividade difícil. Correndo o risco de sofismar, arriscamos considerar que os alunos deste escalão etário se aperceberam com mais acuidade da pertinencia da actividade. Consideramos 'curioso' o facto de apesar de haver 8% de alunos que consideraram a actividade aborrecida, apesar de só 2% a acharem inútil...

Simplificando um pouco a análise destes dados, podemos afirmar que o facto de haver 90% de 'respostas positivas' (interessante, útil, divertida) deixa muito satisfeitos os professores e os funcionários responsáveis pela realização desta actividade.

À laia de resumo, o quadro abaixo mostra-nos o impacto da actividade na totalidade dos alunos da Escola.


Total de Respostas Obtidas

P:S: Voltaremos a esta actividade para dar nota das sugestões que nos foram deixadas por aguns alunos e para publicar o guião que serviu de esteio ao trabalho realizado.