Visualizações de páginas no último mês

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

A Experiência do Mês

Com o apoio da empresa 'Sociedade de Explosivos', o professor José Teixeira irá dinamizar aqui nesta Biblioteca a acitividade 'A Experiência do Mês'. Conforme ao espírito que preside às bibliotecas escolares pretende-se ainda disponibilizar novas actividades aos alunos. Diz o professor na introdução que faz à planificação destas actividades:

" Atendendo [...] à necessidade de cativar os alunos para estas áreas [ciências exactas] que desempenham um papel fundamental na formação de cidadãos preparados para enfrentar uma sociedade marcadamente científica e tecnológica, a equipa coordenadora da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Dr. Manuel de Brito Camacho entendeu dever intervir na esperança de contribuir para a superação destes problemas [insucesso escolar e desinteresse dos alunos pela área das ciências exactas].
Desta forma, foi elaborado o plano para um conjunto de actividades a desenvolver mensalmente sob a responsabilidade da BE/CRE. Com uma periodicidade mensal, a BE/CRE proporcionará aos alunos um espaço onde poderão usufruir de uma demonstração experimental, bem como, de documentação relativa às pessoas, aos factos científicos e aos factos históricos associados à experiência. Terão igualmente a oportunidade de conhecer algumas das implicações tecnológicas e sociais das referidas descobertas científicas.
Os temas a desenvolver mensalmente incidirão preferencialmente sobre experiências históricas na evolução científica, com particular destaque para as áreas da Física e da Biologia."

São objectivos desta actividade, muito resumidamente, a) criar nos alunos a imagem de uma biblioteca ligada a todas as áreas do saber; b)cativar os alunos para as áreas ligadas às ciências exactas; c) promover nos alunos a ideia de que os cientistas são elementos integrados e activos na sociedade em que vivem; d) possibilitar aos alunos o reconhecimento de que as descobertas científicas podem ter um papel absolutamente determinante na evolução das sociedades; e) ligar o espaço escolar ao espaço envolvente; f) dar força à ideia de que a aprendizagem escolar pode ter importância no mundo do trabalho e na vida activa e g) abrir a Escola às solicitações e aos interesses da comunidade envolvente.

Para terminar, e para te aguçar o apetite, só te dizemos que em Dezembro se irá fazer a experiência de Oersted.

Queres saber quem foi o Oersted? Então começa já a investigar...