Visualizações de páginas no último mês

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Novidades

Eis algumas das novidades chegadas aqui a casa.


Aquela de que te queremos falar em primeiro lugar é a Odisseia da Ciência - Enciclopédia Multimédia. Esta enciclopédia multimédia aborda diversos temas ('Voar e Navegar', 'Clima e Ecologia', 'Da Electricidade à Electrónica', 'Computadores e Internet', 'Física do Dia-a-Dia', 'Química do Dia-a-Dia', 'Luz, Som e Ondas'). Muitos dos teus colegas e dos teus professores já a consultaram com evidente agrado.
Podes consultá-la no caixotão (junto ao espaço dos jornais e das revistas).
Numa altura em que tanto se fala, a propósito e a despropósito, de Avaliação este estudo de john MacBeaath, Michael Schratz, Denis Meuret e Lars Bo Jakobsen pode ser um óptimo ponto de partida para a discussão desta temática.

'A História de Serena' é (longamente) prefaciada, em Portugal, por Natércio Afonso. São suas as seguintes palavras:
" Na situação de impasse em que se situa a problemática da avaliação das escolas em Portugal, o imperativo legal do desenvolvimento de dinâmicas de auto-avaliação em todas as escolas não tem tido concretização relevante, apesar de algumas iniciativas isoladas e projectos piloto.
Para além da inexistência de quadros normativos regulamentadores da lei-quadro aprovada em 2002, não existe de facto uma cultura de avaliação nas escolas, nem existe know-how suficientemente desenvolvido e disseminado para uma rápida expansão de dispositivos e práticas de auto-avaliação.
É neste contexto que ganha especial relevo a presente publicação em língua portuguesa de um trabalho sobre auto-avaliação das escolas, publicado inicialmente em 2000, e que constitui uma referência incontornável [...]"

Muito 'amigável' e de grande utilidade para quem estuda a 'alimentação', este CD transmite-te as noções básicas sobre esta matéria de uma forma muito divertida. Adapta-se especialmente bem ao programa de ciências do 6º ano.
Este CD, juntamente com a colecção GUIA - Instituto do Consumidor, têm a responsabilidade científica da Faculdade de Ciências de Lisboa e estão já acessíveis para requisição e consulta na nossa Biblioteca.