Visualizações de páginas no último mês

domingo, 3 de abril de 2011

O BRINCADOR


Durante o 2º período, "O Brincador" foi uma actividade desenvolvida na Biblioteca Escolar de Eucaliptos pela professora bibliotecária, Aida Godinho e, nas Bibliotecas Escolares de Messejana, Rio de Moinhos, Montes Velhos e Ervidel pela professora Cristina Raposo. Ambas tiveram o apoio da professora Manuela Vieira e da assistente operacional Isaura Reis que ajudaram a preparar as actividades.
 
A partir de palavras retiradas do texto "O Brincador" que dá nome o mesmo nome a um dos livros de Álvaro Magalhães, os alunos foram convidados a separar as palavras em dois mundos: o mundo das crianças e o mundo dos adultos.

De seguida, e com as mesmas palavras, solicitou-se aos alunos que escrevessem um texto, onde a única condição seria incluir as ditas palavras.

Ficam aqui três exemplos, de três grupos da turma do 4º ano de escolaridade da turma de Avenida.





Aqui ficam algumas fotografias dos alunos da turma do 3º ano de escolaridade de Eucaliptos que, também, participaram muito activamente nesta actividade.










No final, os alunos foram confrontados com o texto original e que é, também, magnífico!
O Brincador

Quando for grande não quero ser médico, engenheiro ou professor. Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for. Quero brincar de manhã à noite seja no que for. Quando for grande, quero ser um brincador.

Ficam, portanto, a saber: não vou para a escola aprender a ser médico, engenheiro ou professor. Tenho mais em que pensar e muito mais que fazer. Tenho tanto que brincar, como brinca um brincador, muito mais o que sonhar, como sonha um sonhador, e também o que imaginar, como imagina um imaginador...

A minha mãe diz que não pode ser, que não é profissão de gente crescida. E depois acrescenta, a suspirar: "É assim a vida." Custa tanto a acreditar. Pessoas que são capazes, que um dia também foram raparigas e rapazes, mas já não podem brincar.

A vida é assim? Não para mim. Quando for grande, quero ser um brincador. Brincar e crescer, crescer e brincar, até a morte vir bater à minha porta. Na minha sepultura, vão escrever:"Aqui jaz um brincador.” Era um homem simples e dedicado, muito dado, que se levantava cedo todas as manhãs para ir brincar com as palavras.
Álvaro Magalhães



E, como qualquer "Brincador", seria importante brincar com um …brinquedo!

Assim, os alunos tiveram oportunidade de construir dois brinquedos: um helicóptero e uma serpente.

 

Foi muito divertido!