Visualizações de páginas no último mês

domingo, 3 de abril de 2011

O BRINCADOR


Durante o 2º período, "O Brincador" foi uma actividade desenvolvida na Biblioteca Escolar de Eucaliptos pela professora bibliotecária, Aida Godinho e, nas Bibliotecas Escolares de Messejana, Rio de Moinhos, Montes Velhos e Ervidel pela professora Cristina Raposo. Ambas tiveram o apoio da professora Manuela Vieira e da assistente operacional Isaura Reis que ajudaram a preparar as actividades.
 
A partir de palavras retiradas do texto "O Brincador" que dá nome o mesmo nome a um dos livros de Álvaro Magalhães, os alunos foram convidados a separar as palavras em dois mundos: o mundo das crianças e o mundo dos adultos.

De seguida, e com as mesmas palavras, solicitou-se aos alunos que escrevessem um texto, onde a única condição seria incluir as ditas palavras.

Ficam aqui três exemplos, de três grupos da turma do 4º ano de escolaridade da turma de Avenida.





Aqui ficam algumas fotografias dos alunos da turma do 3º ano de escolaridade de Eucaliptos que, também, participaram muito activamente nesta actividade.










No final, os alunos foram confrontados com o texto original e que é, também, magnífico!
O Brincador

Quando for grande não quero ser médico, engenheiro ou professor. Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for. Quero brincar de manhã à noite seja no que for. Quando for grande, quero ser um brincador.

Ficam, portanto, a saber: não vou para a escola aprender a ser médico, engenheiro ou professor. Tenho mais em que pensar e muito mais que fazer. Tenho tanto que brincar, como brinca um brincador, muito mais o que sonhar, como sonha um sonhador, e também o que imaginar, como imagina um imaginador...

A minha mãe diz que não pode ser, que não é profissão de gente crescida. E depois acrescenta, a suspirar: "É assim a vida." Custa tanto a acreditar. Pessoas que são capazes, que um dia também foram raparigas e rapazes, mas já não podem brincar.

A vida é assim? Não para mim. Quando for grande, quero ser um brincador. Brincar e crescer, crescer e brincar, até a morte vir bater à minha porta. Na minha sepultura, vão escrever:"Aqui jaz um brincador.” Era um homem simples e dedicado, muito dado, que se levantava cedo todas as manhãs para ir brincar com as palavras.
Álvaro Magalhães



E, como qualquer "Brincador", seria importante brincar com um …brinquedo!

Assim, os alunos tiveram oportunidade de construir dois brinquedos: um helicóptero e uma serpente.

 

Foi muito divertido!






CONCURSO "POEMA DE AMOR" - OS TEXTOS PREMIADOS


Parabéns aos escritores de poemas de amor!

1º lugar -  Clara Silva - 8ºA
Prémios: uma almofada em forma de coração, oferecida pela Papelaria e Perfumaria "ABC" e um livro, oferta da Biblioteca Escolar



2º lugar - Jéssica Laranjinha - 9º B
         - Rafaela Pinto - 6ºD
Prémio: um livro oferecido pela Biblioteca Escolar

3º lugar - Eduardo Bagulho - 5º A
Prémio: livro oferecido pela Biblioteca Escolar


CONCURSO "POEMA DE AMOR"






S.VALENTIM NA BE - Dr. Manuel de Brito Camacho

No dia 14 de Fevereiro, e durante toda a semana, a Biblioteca Escolar desenvolveu actividades no âmbito do "Dia dos Namorados".



Uma das actividades foi dinamizada pela professora bibliotecária, Aida Godinho que contou a história emocionante de William Shakespeare, "Julieta e Romeu", numa adaptação de Nicola Cinquetti. Esta imortalizada história de amor, teve um impacto extraordinário junto dos alunos e docentes.






Depois de ouvirem a história, os alunos tiveram oportunidade de desenvolverem uma actividade em torno da mesma a partir de um desdobrável e , seguidamente, um marcador para que não se percam as leituras diárias!











sábado, 2 de abril de 2011

S. VALENTIM


Alguns escritores especiais deixam para a humanidade, além de uma obra literária importante, uma bela lição de vida. Este é o caso Christian Andersen. Se ele tivesse desanimado diante das dificuldades, não teria feito o que fez, nem chegado aonde chegou, e as crianças de todo o mundo não teriam tido a oportunidade de conhecer os mais belos e emocionantes contos infantis.
Escreveu lindas histórias, repletas de sentimento, que tocam os corações de todos. Ao mesmo tempo que ensinam a superar obstáculos, preconceitos e injustiças, incentivam a sonhar e trazem uma mensagem de esperança: que cada um de nós é único e especial e que os bons sentimentos podem vencer tudo!
Os pequenos, mas grandes alunos do JI de Campo Esperança ouviram "O Soldadinho de Chumbo", uma dos contos deste escritor e uma das mais belas histórias de amor.


Também tiveram oportunidade de realizar esta actividade, os alunos dos 2º anos de Campo Esperança e Avenida e, ainda, os alunos do JI de Avenida que, assistiram à versão cinematográfica deste livro.
 Para além de ouvirem a história, cada aluno levou consigo um calendário e um barco de papel que transportava o corajoso soldadinho de chumbo!

Quando os alunos não vão à Biblioteca, a Biblioteca vai aos alunos!



E assim aconteceu...
Num dia chuvoso, em que os alunos não tinham oportunidade de se deslocar à Biblioteca de Eucaliptos, a professora bibliotecária deslocou-se à EB1/JI de Avenida para contar a história “O Sapo Apaixonado” de Max Valthuijs aos alunos do 1º ano.
Depois de ouvirem a história apaixonada, cada aluno ilustrou (muito bem!) o seu calendário com a imagem, da parte da  história que mais gostaram.
Ficaram, ainda, cada um, com o seu guião de leitura para darem continuidade a esta actividade, noutra ocasião, com a professora titular de turma.

Foi muito interessante!
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

S. VALENTIM

Neste dia tão apaixonado, a Biblioteca Escolar de Eucaliptos recebeu a visita dos alunos do Jardim-de-infância desta escola. Ouviram a magnífica história “O Sapo Apaixonado” de Max Velthuijs e participaram nas actividades propostas com muito entusiasmo.

Depois de terem estado com muita atenção, os alunos conseguiram ordenar as imagens e reconstruírem a história contada ao som de uma música muito animada e dançada!
Também levaram consigo, um calendário onde assinalaram o Dia dos namorados e outras datas significativas.



























S. VALENTIM

E quem não está, ou esteve, ... ou estará, um dia, apaixonado?

Durante a semana de S. Valentim, a equipa da Biblioteca Escolar assinalou esta data de forma apaixonada e apresentou algumas actividades aos alunos…

A turma do 2º ano de Eucaliptos esteve na Biblioteca e ouviu a história “Julieta e Romeu”, numa versão simplificada, mas que mantém toda a intensidade da versão original, da autoria da escritora Nicola Cinquetti. Esta é uma história de amor, doce e infinita, que nasceu numa roda de dança, numa noite de festa, na cidade de Verona, durante o Carnaval… Através dos séculos, e das vozes que a contaram, chegou até aos nossos dias. A versão que sugerimos está enriquecida por ilustrações sugestivas que dão cor e intensidade a uma história que nos fala da vida, do amor e da morte de uma forma comovente. Talvez por isso continue a ser contada. Após a leitura da história, os alunos realizaram uma actividade em torno da mesma. Alguns descobriram que Itália tem a forma de uma bota! Consigo, levaram um calendário para que possam assinalar datas como esta ou outras muito mais importantes!

Os alunos...adoraram!

E nós também!
 

domingo, 13 de março de 2011

AQUI HÁ GATO!

Entre os dias 10 de Janeiro e 4 de Fevereiro, a BE de Eucaliptos, de Messejana, de Rio de Moinhos, de Montes Velhos e Ervidel, ofereceu às turmas do Pré-escolar e 1º Ciclo, uma actividade intitulada "AQUI HÁ GATO!" . A partir do texto com o mesmo título, retirado do livro "A Gata tareca e outros poemas levados da breca", de Luisa Ducla Soares, os alunos ouviram este poema, que exigia que tivessem umas “grandes orelhas”, para perceberem tudo aquilo que acontecia na história. Depois seriam mudadas umas palavras no texto e os alunos teriam que descobrir o que foi mudado.

A seguir foi distribuído a cada par de alunos, uma das dezoito quadras que componham o poema. Cada grupo teria que alterar uma palavra (ou duas) e não mostrar. Teriam depois a oportunidade de ler em voz alta a sua quadra já com as alterações e, os outros colegas, quando achassem que a leitura era diferente do original, teriam que dizer: “Aqui há gato!”.

Foi muito divertido!
Foi, também, surpreendente a forma como todos memorizaram o poema quase todo!

Eis alguns registos…☺

TURMA DOS 1º E 4º ANOS - EUCALIPTOS






TURMA  DO 2º ANO - AVENIDA







TURMA DO 3º ANO - CAMPO  ESPERANÇA


TURMA DO 1º ANO - AVENIDA