Visualizações de páginas no último mês

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Livro do Mês de Abril

O Manuel elege quatro livros para este mês.



No livro '7 experìências que podem mudar o mundo', Rupert Sheldrake propõe aos leitores uma reflexão sobre o conhecimento científico actual. Esta é uma obra que propõe novas perspectivas da realidade aos seus leitores e que, de uma forma clara e acessível a todos, coloca questões ao conhecimento científico actual.

Rupert Sheldrake, é importante dizê-lo, foi membro investigador da Royal Society e director de estudos de bioquímica e de biologia celular da Universidade de Cambridge.

A 'Farsa de Inês Pereira' ilustrada por Artur Correia é outro do livros propostos pelo Manuel. Trata-se de uma versão integral e muito adequada ao primeiro contacto com o nosso grande Gil Vicente.
Para os leitores mais novos cá da casa é uma oportunidade única de se familiarizarem com o Teatro que se fazia na época dos Descobrimentos.
Desta forma, os amigos cá da casa poderão conhecer de uma forma bem humorada, os hábitos e os costumes, os defeitos de carácter e as virtudes, dos portugueses dos séculos XV e XVI.

O Manuel não é cá de coisas... vai mesmo em dizer que toda a gente vai gostar de fazer o que lhe compete: Ler -ou pelo menos passar os olhos- por este livro.


Um dos escritores mais promissores de Portugal é cá do nosso Alentejo. O nosso homem, que dá pelo nome José Luís Peixoto, deu agora à estampa o 'Cemitério de Pianos'.
Este livro, que o Manuel aconselha aos seus leitores mais maduritos, tem uma virtude: a sua leitura é ainda mais apelativa do que a sua capa (por sinal, muito conseguida...).



'O Grande Circo da Física' é um trabalho formidável e a contracapa informa-nos que este é um livro aconselhado por, entre outros, autoridades como José Mariano Gago, ministro da Ciência e do Ensino Superior; Carlos Matos Ferreira, secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Física e pelo conhecido Carlos Fiolhais, professor do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.
O Manuel, a acreditar nos comentários que leu e que ouviu, aconselha este trabalho a todos os alunos do 8º e 9º ano cá da Escola que gostam de Física.