Visualizações de páginas no último mês

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Livros do Mês - JANEIRO

Aqui na redacção do manuel foi uma carga de trabalhos para escolher os livros do mês que haveríamos de proporcionar aos nossos leitores. Mal, ou bem, lá nos desenvencilhámos desta tortuosa tarefa...
Depois do êxito do 'Equador' de Miguel Sousa Tavares, um outro livro vem recordar a presença portuguesa em terras de África. Tiago Rebelo conta-nos uma história marcada por guerras, intrigas e paixões intensas ocorridas em Angola nos finais do século XVIII. Um livro em que o leitor vai, com toda a certeza, emocionar-se.
Já agora -e isto tem a importânicia que tem...- fique o leitor a saber que esta é já a 2ª edição de Dezembro de 2006 de um livro cuja primeira edição ocorreu em Dezembro... de 2006!!!! É obra!
O Nosso 'Nobilitado' vivo editou mais um trabalho seu. Desta feita trata-se de uma 'miniautobiografia' do autor que nos dá conta da sua infância na Azinhaga. Muitos dos trechos deste trabalho constituem-se como autênticos retratos de uma época:
"Como era costume maquele tempo, as mudanças de casa das pessoas que não podiam pagar uma camioneta faziam-seàs costas de moços de fretes, sem outros utensílios que o pau, a corda e o chinguiço. E aguante, muito aguante. Mas as coisas miúdas não as transportavam eles [...]".

Agora a aquisição mais espectacular deste mês: vem de capa vermelha e, que não restem dúvidas... tivéssemos nós, aqui à do Manuel, 11,12,13,14,15 ou até 16 anos e, pá! sem qualquer sombra de dúvida, levávamos para casa o 'Perigoso' e não contávamos da sua existência a ninguém. Mais nada!...
Porquê? pergunta o leitor mais incrédulo. Só para teres uma ideia do que vai por aqui, deixamos nota de algumas das coisas que podes aprender a fazer ou que podes ficar a conhecer:




O melhor avião de papel do mundo.
As sete maravilhas do mundo antigo.
Os cinco nós que todos os rapazes devem saber fazer.
Porque é que os dias são mais compridos no Verão?
O Equador é mais quente porquê?
O que é o vácuo?
O que são a longitude e a latitude?
Como é que se sabe a idade de uma árvore?
Fazer uma bateria.
Fisgas.
Construir casas em árvores.
Dinossauros.
Carrinhos de rolamentos... e muito, muito, muito mais...