Visualizações de páginas no último mês

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Experiência do Mês de Janeiro - Avaliação

Não pode deixar de ser muito positiva (passe a imodéstia) a avaliação desta actividade. A 'Experiência do Mês' foi alvo da atenção e da curiosidade dos alunos e dos professores e foi reconhecida pelas estruturas hierárquicas em que a BE/CRE da Escola EB 2,3 Manuel de Brito Camacho se insere.

Conforme ficou estabelecido logo no primeiro parágrafo do Plano de Actividades da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos da Escola EB 2,3 Manuel de Brito Camacho, apresentado e aprovado no Conselho Pedagógico do A.V.E.C.A. esta "[...] deve estar completamente integrada na escola em que se insere. Isso implica um vínculo forte às diversas disciplinas ministradas. [...] a Biblioteca deve ser capaz, não só de ajudar alunos e professores na busca de informação, mas antes de ir à sua frente e orientá-los no caminho da informação necessária. Para conseguir este intento a Biblioteca deve ter, para além dos professores da sua equipa de coordenação, professores colaboradores de diversas áreas disciplinares presentes na Escola."

É no âmbito deste parágrafo que acabou por se levar por diante "A Experiência do Mês". Esta actividade conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Explosivos (empresa sedeada na vila de Aljustrel) e tem contado com o dinamismo e com o empenho do professor de Física José Teixeira que, em muito boa hora, se integrou, enquanto colaborador, na equipa de professores e funcionários que procuram que esta Biblioteca seja um local aprazível de trabalho e de investigação para os seus alunos.

Dentro das suas possibilidades, a Comissão Executiva Provisória do A.V.E.C.A (Profs. Isabel Freitas, José Nunes e Paula Pereira) e a Coordenadora das Bibliotecas Escolares da área em que esta biblioteca se insere (Dra. Elsa Conde) nunca voltaram a cara às diversas solicitações que a equipa coordenadora desta Biblioteca, de quando em vez, manifestou.

Diz o professor José Teixeira, na introdução que fez à planificação desta actividade: "Atendendo [...] à necessidade de cativar os alunos para estas áreas [ciências exactas] que desempenham um papel fundamental na formação de cidadãos preparados para enfrentar uma sociedade marcadamente científica e tecnológica, a equipa coordenadora da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Dr. Manuel de Brito Camacho entendeu dever intervir na esperança de contribuir para a superação destes problemas [insucesso escolar e desinteresse dos alunos pela área das ciências exactas].Desta forma, foi elaborado o plano para um conjunto de actividades a desenvolver mensalmente sob a responsabilidade da BE/CRE. Com uma periodicidade mensal, a BE/CRE proporcionará aos alunos um espaço onde poderão usufruir de uma demonstração experimental, bem como, de documentação relativa às pessoas, aos factos científicos e aos factos históricos associados à experiência. Terão igualmente a oportunidade de conhecer algumas das implicações tecnológicas e sociais das referidas descobertas científicas.Os temas a desenvolver mensalmente incidirão preferencialmente sobre experiências históricas na evolução científica, com particular destaque para as áreas da Física e da Biologia. São objectivos desta actividade, muito resumidamente, a) criar nos alunos a imagem de uma biblioteca ligada a todas as áreas do saber; b)cativar os alunos para as áreas ligadas às ciências exactas; c) promover nos alunos a ideia de que os cientistas são elementos integrados e activos na sociedade em que vivem; d) possibilitar aos alunos o reconhecimento de que as descobertas científicas podem ter um papel absolutamente determinante na evolução das sociedades; e) ligar o espaço escolar ao espaço envolvente; f) dar força à ideia de que a aprendizagem escolar pode ter importância no mundo do trabalho e na vida activa e g) abrir a Escola às solicitações e aos interesses da comunidade envolvente."


Paralelamente às preocupações acima citadas, cumpre dizer que esta Biblioteca Escolar com a colaboração da Comissão Executiva Provisória procurou, por um lado, reforçar o acervo bibliográfico de carácter científico e, por outro lado, fornecer aos alunos mais informação para a compreensão das experiências realizadas recorrendo à citada bibliografia, ao acervo já existente e a sítios da Internet com interesse. Esta documentação foi veiculada nos folhetos explicativos distribuidos aos alunos, no sítio electrónico da 'Experiência do Mês' (em processo de criação) e aqui no Blogue da Biblioteca.


A apresentação 'oficial' da Experiência do Mês ocorreu de uma forma muito informal conforme se pode constatar nas imagens abaixo:

Foto: Professor José Nunes

Da esquerda para a direita: Professor José Teixeira (dinamizador da experiência); professora Maria Ana Pereira (responsável pela BE/CRE do Pólo 1 do AVECA); professora Isabel Galope (vereadora da cultura da C.M.A.); professora Isabel Freitas (Presidente da Comissão Executiva Provisória do AVECA) e D. Filomena Grilo (funcionária da BE/CRE).




Foto: Professor José Nunes

Da esquerda para a direita: professora Margarida Cano (C.E. Baixo Alentejo); professora Isabel Brioso (membro da equipa de coordenação da BE/CRE); professora Gabriela Algarvio (C.E. Baixo Alentejo); Dra. Elsa Conde (coordenadora das BE/CRE da área) e professor Francisco Nunes (coordenador da BE/CRE da escola EB 2, 3 Manuel de Brito Camacho - Aljustrel).


Foto: professor Francisco Nunes

Entusiasmo dos alunos na observação e demonstração da experiência de Oersted...

O Coordenador da BE/CRE da

Escola EB2,3 Manuel de Brito Camacho,

Francisco Manuel Palmeiro da Silva Nunes


P.S.: É curial que sejam aqui mencionados todos os elementos que constroem a 'Biblioteca do Manuel' errando muitas vezes e acertando de vez em quando:

Bernardo Fava (manutenção informática);

Filomena Grilo (empréstimos e catalogação);

Francisco Nunes (coordenador);

Graça Alves (membro da equipa de coordenação de quem sentimos a falta e a quem desejamos as rápidas melhoras da intervenção cirúrgica a que foi sujeita);

Isabel Brioso (membro da equipa de coordenação);

Isabel Encarnação (vigilância e manutenção);

José Teixeira (professor colaborador na área das ciências exactas);

Margarida Afonso (professor colaborador na área das línguas) e

Pedro Marques (professor colaborador na área das ciências humanas).

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Era uma casa muito engraçada...


O Manuel tem andado eufórico a explorar a 'Casa da Leitura'. Este sítio (a que poderás aceder clicando na imagem aí em cima) é um mundo. Esta é uma casa para as famílias que querem ler com os filhos, para os filhos que querem divertir-se a ler e para os professores que querem aceder a novas estratégias de exploração, a novos textos, a links interessantes...
Ahhh! e last, but not least (o Manuel é vaidoso e gosta de utilizar expressões estrangeiras... para armar, claro!) esta página, criada sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian, permite-nos voltar a aceder ao excelente trabalho da Cristina Taquelim que recordamos com saudade pelo seu trabalho na 'Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago' e enquanto formadora de professores bibliotecários.



segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Challenge/Ler+

Por não termos internet nos últimos dez dias não temos podido postar convenientemente aqui 'à do Manuel'. Lamentamos por isso o atraso com que te comunicamos que estamos disponíveis para te ajudar a participar no concurso Sapo Challenge.
De qualquer forma ainda estás a tempo... Conta connosco e...
Inscreve-te!!!

(Clica no ícone para saber mais)

A Petição do 7º A está em andamento

A petição que o 7º A apresentou no princípio do mês de Novembro foi aprovada pelos Conselhos Pedagógicos do AVECA e da ESA. Quer isto dizer que vai ser possível aos alunos desta Escola acederem ao acervo da Biblioteca da ESA.
Para que seja possível a concretização deste desiderato deverá estar disponível, em cada uma das bibliotecas, o arquivo da biblioteca vizinha e as respectivas fichas de requisição. Sempre que um aluno de cada uma destas bibliotecas (BE/CRE da Escola Manuel de Brito Camacho e BE/CRE da Escola Secundária de Aljustrel) necessite de um documento que apenas esteja disponível na biblioteca vizinha, poderá requisitá-lo através da biblioteca da sua escola e, comodamente, levantá-lo na sua biblioteca, no dia seguinte.
No sentido de assegurar a operacionalidade desta valência ainda neste 2º período lectivo os responsáveis por estas bibliotecas já tiveram uma reunião preparatória no passado dia 7 de Fevereiro. Voltarão a reunir-se para ultimar este projecto de cooperação logo após a interrupção das actividades lectivas do Carnaval.